ALIMENTAÇÃO

Minha foto
João Pessoa, Paraiba, Brazil
Este blog foi feito especialmente para nosso trabalho de químico com a nossa professora FÁTIMA PORTO do LYCEU PARAIBANO, fazemos parte da turma do 3º 37, e formamos um grupo de quatro integrantes (ADRIANA DE SOUSA, DÉBORA ARAÚJO JACELLYANE DE ANDRADE E PRISCILA DANIELLY). Estaremos sempre em atualização no momento em que a professora pedir novos assuntos da matéria de Química. Obrigada...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Caacidade da água de dissolver as substâncias

No ambiente é muito difícil encontrar água pura, em razão da facilidade com que as outras substâncias se misturam a ela. Mesmo a água da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas.
Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas.
Se percebermos na água cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substâncias (líquidos, sólidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou não.
As substâncias que se dissolvem em outras (por exemplo: o sal) recebem a denominação de soluto. A substância que é capaz de dissolver outras, como a água, é chamada de solvente. A associação do soluto com o solvente é uma solução.
A propriedade que a água tem de atuar como solvente é fundamental para a vida. No sangue, por exemplo, várias substâncias - como sais minerais, vitaminas, açucares, entre outras - são transportadas dissolvidas na água.


Porcentagem de água em alguns órgãos do corpo humano.

Nas plantas, os sais minerais dissolvidos na água são levados das raízes às folhas, assim como o alimento da planta (açúcar) também é transportado dissolvido em água para todas as partes desse organismo.
No interior dos organismos vivos, ocorrem inúmeras reações químicas indispensáveis a vida, como as que acontecem na digestão. A maioria dessas reações químicas no organismo só acontece se as substâncias químicas estiverem dissolvidas em água.


Aluna: Débora de Araújo Meneses nº 49