Os hormônios vegetais
Os hormônios vegetais estão presentes em diversas partes da planta:Ex: na folha, nos frutos, na raiz e também nos caules. Eles são substancias orgânicas responsáveis pelo desenvolvimento (crescimento) da planta .
A produção hormonal pode, conforme a espécie vegetal, obedecer indirectamente os factores climáticos, sendo observável à medida que sucedem as estações sazonais do ano: primavera, verão, outono e inverno.
O principais hormônios vegetais são:
- Auxinas → Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), desenvolvimento dos frutos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Transportado pela extensão do vegetal através dos vasos xilema e floema.
- Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células.
- Citocianinas →Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para a planta através do xilema.
- Giberelinas → Atua na floração, promove a germinação, desenvolvimento dos frutos. É sintetizado no meristema de sementes e frutos, transportado pelo xilema.
Ácido abscísico → Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva.
Hormônio e o amadurecimento de frutas
Durante a maturação das frutas ocorrem 3 reações:
1. Oxidação de lipídios: Essa reação é produzida pelo etileno e é responsável pelo rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio;
2. Quebra das ligações de amido : A doçura das frutas maduras aparece neste momento: durante a quebra das ligações do amido presente em sua composição;
3. Quebra das moléculas de clorofila: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.
Dicas para o amadurecimento e conservação de frutas e verduras
- Para frutas como: pêras e pêssego, é só colocar em um saco de papel e deixar fora da geladeira;
- Para tomates e bananas é só deixar em um local fechado.
ESCOLA: Lyceu Paraibano
ALUNA: Jacellyane de Andrade Freire
SÉRIE: 3º 37